Senador Jorge Viana cobra na tribuna do Senado satisfações do Ministério das Minas e Energia sobre o plano de investimentos do Ministério em Rio Branco e no interior do Acre. Pediu também informações sobre a construção do segundo linhão entre Rondônia e Acre e sobre a Hidrelétrica do Rio Madeira. Jorge Viana quer trazer para o Acre energia boa e a preços acessíveis quando as Hidrelétricas de Girau e Santo Antonio começarem a funcionar, no final de 2012. A Eletroacre, subsidiária da Eletrobrás trás energia para Rio Branco ao valor de R$ 0,41696. É a energia mais cara do Brasil cobrada entre as mais de 60 operadoras de energia. No Amapá a energia custa R$ 0,19.
Ao contrário do que diz o Senador, não é só o óleo diesel que encarece a energia no Acre, há também os impostos cobrados pelo governo que consomem grande parte da economia popular... Quando será que os pobres e desvalidos terão retirados de suas contas de energia o imposto cobrado pelo governo e que estes sejam incluídos nas contas das empresas e dos mais abastados.
Em conversa com populares na periferia de Rio Branco, apuramos o seguinte: uma casa com 5 bicos de luz, das econômicas, 1 TV, 1 Geladeira e dois ventiladores paga em média 150 reais de energia por mês. Gostaríamos de saber o quanto paga por exemplo um deputado em sua mansão, de energia por mês, se formos fazer uma suposição, deverá custar a conta de energia de uma mansão pelo menos 3 ou 4 mil reais mensais. Será que algum deputado morador de mansão estaria disposto a coloca sua conta de energia à disposição da imprensa para ser divulgada?
Em nossa pesquisa pelos bairros, falamos com uma senhora que trabalha como doméstica numa casa de luxo, lá pelas bandas do Tropical e pasmem, diz ela que a conta de energia nunca passa de 500 reais... Como é que pode isso?
Chamem o ladrão!