Embora correta a decisão é tardia, pois, os dados manipulados já chegaram aos eleitores e podem ao contrário do que se pensa, mudar a opinião de muitas pessoas.
Colocar numa possível simulação de segundo turno apenas os nomes dos candidatos do PT e do PSDB além de configurar-se tendencioso é criminoso, pois, existem outros candidatos e a simulação deveria ter sido feita usando todas as possibilidades.
Na madrugada de sexta-feira, depois da divulgação do resultado son suspeição de manipulação pela Rede Amazônica, apareceu na Internet um Email (enviado à redação do Notícia Comentada), onde alguém possivelmente de dentro do próprio IBOPE se dizia revoltado e indignado nos seguintes termos:
Oi, venho por este e-mail expressar minha
Indignação
Tenho um amigo que teve acesso a pesquisa do ibope
Fotografou e me mandou antes da tv divulgar
Quando eu vi a pesquisa na tv, percebí
Que estavam sendo desonestos com o povo
Resolví encaminhar as fotos
espero sirva para alguma coisa.
Junto com o email vinham também duas fotos que mostram dados intrigantes e que foram amplamente divulgados pelas redes sociais, dados que contrariam totalmente a pesquisa que foi divulgada e mostra a má fé usada. A pesquisa divulgada não bate em absoluto com o que se pode constatar nas ruas, nos bares, nas conversas com as pessoas diáriamente.
O sistema de pesquisas eleitoral precisa ser urgentemente estudado e mudado pela Justiça, pois, da maneira como é feita hoje é tremendamente prejudicial à Democracia e à saúde eleitoral do país. Pesquisas não deveriam ser feitas por "institutos particulares", mas, pela própria Justiça Eleitoral e divulgadas pela mesma. É óbvio que os institutos de pesquisas sendo particulares e pagos para fazer as pesquisas, as manipulem ao prazer de quem lhes paga para fazê-las.
Agora é tarde... Inês é morta! A pesquisa adulterada já foi para as ruas e já influenciou muitas pessoas. A Justiça Eleitoral deveria tomar conhecimento e solicitar da empresa que fez a pesquisa de todas as planilhas, fazer uma avaliação e divulgar o resultado correto, para fazer justiça para com os candidatos.
Quem nesta cidade de Rio Branco, não sabe que Tião Bocalom está na frente em qualquer pesquisa que se faça? O pior cego é aquele que não quer ver... A Justiça precisa tirar a venda!