A nota oficial divulgada por Dilma Rousseff para rebater o artigo do ex-presidente Fernando Henrique foi a versão mais cordial dos manuscritos de próprio punho da presidente. “Não admito que julguem o meu caráter”, revelou ela para o senador Jorge Viana (PT-AC), numa conversa na terça (4). “Ele falou do meu governo, porque eu fui ministra de Minas e Energia e ministra da Casa Civil”, complementou para o aliado, sobre o texto publicado por FHC no domingo, citando “herança pesada” herdada de Lula.
O texto divulgado é da própria Dilma Rousseff. Ela rascunhou a nota no Palácio do Alvorada, domingo, tão logo leu o artigo do ex-presidente.
Segundo o Senador Jorge Viana, os petistas estão orgulhosos da resposta da presidente. “Sou amigo de FHC, sou até mais aliado dele que muitos pessedebistas, mas ele foi infeliz”, diz o senador.
Dilma lê diariamente os principais jornais – e revistas nos finais de semana. O hábito vem de quando era “analista de informações” do saudoso ex-governador Leonel Brizola.
Dá pra imaginar a babação dos irmãos Viana com Dilma a respeito do assunto, quando recebidos por ela no Palácio do Planalto, pois, precisavam tentar agradar de todo jeito, visto que a Presidente em um ano e oito meses de governo, ainda não tinha recebido oficialmente "autoridades" do Estado do Acre, fruto de seu ressentimento por ter pedido a eleição para Serra no Estado.