A partir desta segunda-feira, 30, o sistema de monitoramento eletrônico de reeducandos começa a ser implantado na Unidade Penitenciária Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Cerca de
A ação prevê a disponibilidade do equipamento para 400 presos em todo o Estado, com o objetivo inicial de promover a ressocialização do detento, proporcionando seu convívio social e familiar, além de contribuir para a redução do número excedente de presos dentro das unidades.40 presos do regime semiaberto, já beneficiados com trabalho externo, passam a utilizar as tornozeleiras eletrônicas.
Em Rio Branco, após a fase de teste avaliada positivamente, 350 presos terão o benefício do monitoramento a partir do próximo mês. O aparelho, que utiliza tecnologia de GPS, será implantado gradativamente na capital, em concordância com as determinações da Vara de Execuções Penais.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Redação: A tornozeleira não "impede" que o preso possa fugir. Se ele tiver este propósito, quebrará a tornozeleira e sumirá no mundo não se importando com as consequências, porém, as autoridades tem condições de saber exatamente "onde" o preso está através do sistema GPS, se o detento do regime aberto sair de casa durante a noite por exemplo, o que não lhe é permitido, a Justiça tem como saber, se um delito for cometido numa área em que esteja um detento com tornozeleira, ele será o suspeito número um. É um bom sistema, mas, que tem suas falhas... Mas, já é um bom começo para se separar o "joio do trigo"!