Finalmente alguém com bom senso neste absurdo que viraram as ameaças da EletroAcre de mandar para o SERASA as pessoas que estão inadimplentes com as contas de energia. Se a empresa fosse um exemplo de prestadora de serviços, até que se aceitava, mas, ao contrário é a campeã de reclamações no PROCON. Como pode exigir de seus consumidores o que não lhes dá em troca?
Outro dia fiz a seguinte indagação ao Líder do Governo na Assembléia Legislativa Deputado Moisés Diniz no Facebook:
Acreucho Nascimento: Amigo Moisés Diniz quando será que a Assembléia Legislativa do Acre, vai tomar alguma providência a respeito dos aburos que são cometidos por aqui com relação a ELETROACRE?
As pessoas estão sendo extorquidas, vilipendiadas, espremidas, humilhadas!
Essa deveria ser a missão dos nobres deputados, fiscalizar o poder público e defender a comunidade!
O deputado me respondeu:
Moisés Diniz: Eu decidi que vou encarar uma boa briga com a Eletroacre. Aguarde, amigo Acreucho Nascimento!
Bem, parece que finalmente alguém está interessado em defender nosso povo. A Câmara de Vereadores de Rio Branco vai se aliar à Assembléia Legislativa para formar uma frente em defesa do povo acreano. É uma excelente medida tomada por nossos políticos. O Vereador Marcelo Jucá que é do Sindicato dos Funcionários da Eletrobrás fez uma denúncia de que a empresa contratada para fazer as leituras, não está fazendo em tempo hábil, portanto, não teria sentido cobrar qualquer tipo de fidelidade no pagamento por parte do consumidor, além disso o serviço prestado pela operadora é de qualidade duvidosa, bem como a energia fornecida, que em muitas regiões da cidade não chega a 90 wats imagine os 110 recomendados.
O Deputado Moisés Diniz vai abraçar a causa e convocar os deputados federais e senadores para juntos tentarem uma solução para o problema. Acreditamos que num caso desses, situação e oposição estarão juntas em prol do povo do Acre.
Não se sabe de quem foi a "idéia de jirico" de com dez dias de atraso colocar o nome no SERASA, primeiro teria que haver um aviso de cobrança, uma tentativa de negociação e só depois o nome poderia ser encaminhado ao SERASA, depois de esgotadas todas as possibilidade de acordo. Parece que estamos no tempo da ditadura militar, quando a gente não podia ficar na esquina conversando que vinha a Polícia do Exército e mandava todo mundo pra casa... Esse tempo já passou, hoje existem mecanismos para cobrar judicialmente pessoas inadimplentes, só depois de esgotadas todas as possibilidades é que se pode enviar o nome para orgãos que cerceiem o direito de crédito de alguém.
Antes de pensar em negativar qualquer consumidor, a EletroAcre deveria rever o serviço que presta ao consumidor. Existem contas impagáveis, visto serem de pessoas que moram em casas da periferia, cujas contas são cobradas na base do "se colar, colou", mandam qualquer valor e o consumidor que se dane. Nos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, existem pessoas com contas de 300; 450 ou mais reais. Como por Deus uma pessoa carente vai pagar uma conta dessas?
Excelente iniciativa de vereadores e deputados, esperamos que senadores e deputados federais encampem também a idéia.