Petecão lembrou, entretanto, que a agência que está sendo construída em Cruzeiro do Sul servirá para atender o vale do Juruá e adjacências, região de forte atividade pesqueira e hoje subordinada à agência de Eirunepé(AM). E ressaltou que o vale do Acre, Iaco e Purus continuam vinculados à agência de Boca do Acre(AM), para onde os proprietários de embarcação têm que se deslocar para regularizar a situação.
O senador destacou que uma agência em Rio Branco viria contribuir para a supervisão das atividades relativas à Marinha Mercante e correlatas, no que se refere à segurança da navegação além da própria segurança nacional, assegurando a consecução de seus propósitos e atribuições legais. ”A implantação de uma agência em Rio Branco servirá para a fiscalização e segurança da atividade mercantil e pesqueira,controle e prevenção do contrabando e narcotráfico, além de facilitar a vida de todos os que dependem da navegação fluvial da região”.
Fonte: Assessoria
Redação: Uma Capitania Fluvial aqui em Rio Branco, poderá muito bem fiscalizar as lanchas, canoas, JetSkis e afins que nos finais de semana, fazem do Rio Acre verdadeira pista de competição, a quase totalidade das pessoas que os pilotam esses equipamentos, não deve ter habilitação. E isso precisa ser fiscalizado.