“Já garantimos os recursos. Serão cinco frentes de trabalho. Os valores investidos são de 33 milhões e 800 para asfaltamento, 8 milhões para a água e na fase seguinte, mais 112 milhões de esgotamento sanitário.”
Segundo o governador, está previsto, além do esgotamento sanitário, a construção de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos.
“Quando concluirmos, Cruzeiro do Sul estará entre as 100 primeiras cidades do Brasil em infraestrutura urbana”, garantiu.
A BR 364
Tião Viana disse também que está sendo rediscutida a carga máxima na BR, agora que cessou o período invernoso. Disse também que já estão garantidos os recursos para a conclusão dos últimos 33 km faltantes e a recuperação e manutenção dos trechos deteriorados.
“A BR 364 sempre vai precisar de manutenção porque é uma estrada na Amazônia com um regime de chuvas muito rigoroso e um solo complicado. É um trabalho quer vai continuar a vida toda, mas o importante é que não atrapalha mais o tráfego de inverno a verão.”
Ramais
Neste ano também, o governo promete, fazer pela primeira vez, a totalidade dos 580 km de ramais de Cruzeiro do Sul. Para tanto, já estão garantidos recursos da ordem de 2 milhões de reais.
“A responsabilidade das vias vicinais é da prefeitura, mas não vamos entrar nesta polemica com a prefeitura que não faz e ainda aponta o dedo para o governo.”
Política
Tião Viana reafirmou o apoio integral à pré-candidatura do Dep. Federal Henrique Afonso (PV) à prefeitura de Cruzeiro do Sul e disse que a escolha, assegura a unidade da FPA. Ele também ‘alfinetou’ o atual prefeito, Vagner Sales (PMDB).
“Temos que romper com a política pequena. O prefeito (Vagner Sales) tá fazendo politicagem, fazendo um ‘tapa-buracozinho’ mal-feito e dizendo agora que tudo é de responsabilidade do governo. Prefeito que não faz sequer o tapa buraco não pode ser prefeito. Cruzeiro do Sul quer romper com o coronelismo, quer algo contemporâneo.“
Leandro Altheman do Site Juruá Online / Foto: Blog do Accioly
Nota da Redação: Vejamos então, o governo diz que vai asfaltar 163 ruas em Cruzeiro do Sul... Será que Cruzeiro do Sul tem tão poucas ruas assim? A promessa não era de asfaltar "todas" as ruas, de "todas" as cidades do Acre?
Vamos ver qual órgão oficial, a não ser o próprio interessado "Governo do Acre", vai divulgar que Cruzeiro do Sul está entre as 100 cidades do Brasil em infraestrutura urbana...
Ora, se construir uma estrada que tem que ter "discutida que carga máxima suporta" é o fim da picada. Tem que se construir estradas para carretas bi-trens e com garantia da empresa construtora.
A pior desculpa que o governo pode dar para a manutenção permanente da BR364 é que o solo não suporta... Engenheiros e geólogos capacitados teriam feito cálculos para que a construção da estrada tivesse qualidade. O problema é que não se sabe "se" algum engenheiro, algum dia pisou nessas obras ou fez um cálculo desses...