Dia mundial do meio ambiente



O homem, desde que habita a face do Planeta Terra, tem degradado o meio ambiente. Alguns países nunca se preocuparam em preservar, em nome do desenvolvimento. Num passado não muito distante, as autoridades mundiais não tinham muita preocupação em preservar o meio ambiente, pois, julgava-se que as reservas de florestas e água seriam inesgotáveis. Há cinquenta anos, ninguém imaginava que o mundo fosse crescer da maneira que cresceu. 


Essas autoridades se enganaram. O homem tem destruído e poluído o ambiente há muito tempo e feito dele um verdadeiro lixão, onde se joga de tudo indiscriminadamente. As grandes cidades procuram de alguma forma pelo menos em parte tratar o esgoto, mas, ainda tem problemas com isso. As pequenas comunidades não tem nenhum cuidado com o tratamento do esgoto doméstico, que vai direto para igarapés e rios poluindo e degradando tudo. O lixo gerado pelo ser humano é outro problema que tem afetado o meio ambiente gravemente. Não há mais onde se colocar lixo e em qualquer lugar que o colocarmos, estará poluindo e danificando o meio ambiente. A reciclagem ainda não é uma realidade em países como o Brasil, muito embora seja uma fonte de renda que pode enriquecer pessoas. Isso no Brasil ainda não é bem compreendido e o lixo é pouco reciclado. 


Alguns grandes passos foram dados nos últimos anos, o homem só começou a se preocupar com a preservação do meio ambiente à partir de 1970, quando organizações preservacionistas começaram a protestar e a alertar todo mundo sobre o assunto. 


Não é só a derrubada das matas e florestas que degrada o ambiente, a poluição lançada ao ar pelas indústrias, o lixo das cidades, os agrotóxicos que são usados nas lavouras ou pulverizados nelas e o próprio homem são os maiores perigos. 


A Amazônia é o pulmão do mundo. Ainda bem que ela pertence ao Brasil e não "ao mundo" como quiseram fazer crer há algum tempo autoridades internacionais. Por isso precisamos preservar o que ainda resta. O desmatamento já foi muito controlado nos últimos tempos, mas, ainda se cortam fatias das florestas todos os dias. Mas, a retirada da floresta não é nosso principal problema. Nosso principal problema é a poluição do homem no meio ambiente.


Em questões de preservação não se consegue resolver nada sem cultura. Precisamos criar a cultura da preservação e isso só se faz com educação, conscientizando desde muito pequenas as crianças da necessidade de preservar o meio ambiente para que possamos sobreviver nele. 
O POVO DO ACRE QUER SEU HORÁRIO DE VOLTA!

Postagens populares