Haja Deus para chamar a atenção para a ignorância. Como dizia Frei Rosa Viterbo: "a ignorância é a frontal origem de todos os erros". É a errar que se aprende, mas é abrindo os olhos que conseguimos combater as desigualdades com ações concretas como o voluntariado.
Felizmente, não acredito que seja apenas ignorância, mas uma brutal insensibilidade. Afinal, somos bombardeados, a todo o momento, por centenas de informações que mostram esta desigualdade. Aliás, basta sair às ruas para ver a desigualdade catando lixo, pedindo esmola, morrendo de frio, sem teto, sem instrução. Só não vê isto quem é insensível, a beira da desumanidade. Não vê esta desigualdade quem não quer ver; aqueles que foram atacados pela "epidemia branca", descrita por Saramago.
Quando estas pessoas vão atingir a Lucidez? Não sei! Por enquanto elas estão muito ocupadas com sua vida de futilidades, de aparências, de ganância.
Aqui no Brasil estes mesmos "cegos" se queixam da violência e não conseguem ver que a violência está intrinsecamente relacionada à desigualdade... É um misto de cegueira, ignorância e, me desculpe à grosseria, (burrice)!