A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar de leishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral) e aúlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são formas da doença.
É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui) e Phlebotomus.
Um grupo de Agentes de Endemias procuraram os vereadores de Rio Branco, para denunciar um surto da doença que está localizado na zona rural de nossa capital.
Em seu trabalho pelos ramais e seringais da região, têm notado um crescimento acentuado de incidência da doença e não está havendo prevenção ou tratamento para essas pessoas. Segundo reportagem do Jornalista Adailson Oliveira, a Direção da Vigilância Sanitária retirou os agentes que faziam o controle nas regiões afetadas.
Dentro do mais breve espaço de tempo possível, os vereadores irão se reunir com a direção da Vigilância Sanitária para tentar esclarecer o caso e tomar providências cabíveis junto ao Secretário de Saúde do Município Osvaldo Leal.
Nota da Redação: Não há por que ser negado o tratamento para as pessoas que são afetadas por enfermidade tão infame. Os agentes de endemias são pessoas treinadas para dar prevenção e tratamento à este tipo de doença. A Secretaria de Saúde do Município tem que além de dar explicações, tomar medidas imediatas a respeito do assunto.