Estão falando por aí, que centenas e até milhares de pessoas estariam monitorando as redes sociais, Twitter e Facebook, com a intensão de promover revide caso alguém critique ou faça algum comentário sobre o candidato Marcus Alexandre. Fala-se ainda que seriam pessoas destinadas pelo governo para esse fim, monitorar as redes sociais.
Isto não é ilegal, certamente a oposição, se for inteligente, fará isso também, como meio de combater críticas e promover seus candidatos. Torna-se ilegal se as pessoas forem funcionários públicos de carreira ou comissionados, e que estejam em seu local de trabalho. Não adianta dizer que isso é mentira e que não acontece, em qualquer secretaria que se chegue, pode-se constatar diversas pessoas acessando redes sociais, muitas vezes negligenciando seu trabalho e prejudicando a população. Se por acaso a gente tivesse Justiça Eleitoral neste Estado, ela mandaria bloquear o acesso às redes sociais do Floresta Digital durante a campanha eleitoral, são equipamentos pertencentes ao Governo do Estado que os franquia para uso das pessoas, portanto, são bens públicos. Assim como é proibido aos táxis e ônibus colocar perfurados com propaganda política.
Outro crime seria usar os equipamentos oficiais, computadores, notebooks e celulares oficiais para navegar nas redes sociais. A coordenadoria de campanha da Frente Popular pode sim, até montar uma central, com quantos computadores quiser para fazer este serviço, desde que as pessoas recebam por isso e não seja dinheiro público. O que é muito difícil, pois, no Acre a confusão entre o público e o privado é muito grande.
Como os partidos de oposição não tem chance de usar a máquina administrativa para fazer essas coisas, pois, não estão no poder, ficam em desvantagem da situação que tem tudo à mão e pode fazer uso do que quiser, mesmo contrariando portaria do próprio Governador Sebastião Viana. Até admitimos que é muito difícil controlar isso, pois, são tantos partidos e candidatos, cada um tem a sua trupe de pessoas simpatizantes que seria preciso um exército para monitorar o uso da máquina em campanha.
Bem, o que nos resta fazer? Nos resta apelar para o bom senso das pessoas. Pessoas decentes, que tem alguma noção de ética, de cidadania e de Democracia, não farão uso de objetos e horários públicos para fazer campanha política, seja para quem for.
Se você se considera uma pessoa do bem, decente e democrata, não aceite entrar num esquema desses. Se for assediado moralmente para fazê-lo denuncie, seus direitos serão preservados. Nem precisamos falar dos evangélicos, moralmente eles estariam impedidos de fazer isso, por princípios de sua fé.
Postagens populares
-
Fonte 1. Petista Menino Mimado: É aquele petista que acha que o mundo se resume à ideologia do PT. Acredita ser o centro do Universo. Todo...
-
Peraí! Quer dizer que o governo está "desligando" os celulares institucionais usados pela sua equipe de assessores para "evit...
-
Nos próximos dias estaremos analisando o Dossiê Acre, distribuído durante a Rio+20, por um grupo de ativistas e ambientalistas verdadeiros q...
-
Os réus do mensalão condenados pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e passiva, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o ...