A polêmica do momento, em todo o Brasil é o projeto que prevê a redução de pena do preso que ler um livro na prisão... Quanto mais livros ele ler, mais terá redução de pena.
Bem, em resumo, vale mais à pena praticar um crime e ir pra cadeia, onde o presidiário ganha mais de 900 reais por mês, trabalhar por 600 reais por mês é coisa pra gente boba. Se você fizer qualquer trabalho dentro do presídio, recebe por isso. É este tipo de pouca vergonha que faz com nossas prisões estejam abarrotadas. Elas são verdadeira universidades do crime, um grande mercado público do comércio de drogas. Dentro de um presídio, se comercializa de tudo, prostituição, drogas, facilidades, alimentos, celulares, vantagens. O que o preso faz dentro da cadeia é tudo, menos cumprir sua pena como deveria.
Outro dia mesmo rodou nas redes sociais, uma foto de uma festa de aniversário dentro de um presídio em São Paulo, tinha pizza, bebidas, som, tinha de tudo. A corrupção dentro desses locais é muito grande. Os agentes penitenciários ganham salários de fome e são facilmente cooptados pelos criminosos para armar esquemas dentro dos locais de detenção.
No Brasil, um presídio é um local totalmente fora da Lei, não existe ordem, nem disciplina, ninguém é obrigado a fazer nada, nem a manter nenhuma conduta coerente com a sua condição. Os presos são mantidos misturados e isso torna presos de crimes menores, alunos dos grandes criminosos, que os fazem de mulher, de aviãozinho, de traficante, de meninos de recado. Não existe ordem e onde não existe ordem, não pode haver nenhum tipo de progresso.
Agora o que mata mesmo a nossa Justiça são as "progressões de pena". O marginal é condenado por um crime e cumpre apenas 2 terços dessa pena, se tiver bom comportamento, cumprirá apenas 1 terço dela e a pessoa que ele matou, por exemplo, não terá redução de sua morte!
O grande problema de nossas Leis serem tão maleáveis é que quem as faz, tem medo de que um dia possa estar debaixo delas, ou um filho, amigo ou outro parente.
Postagens populares
-
Fonte 1. Petista Menino Mimado: É aquele petista que acha que o mundo se resume à ideologia do PT. Acredita ser o centro do Universo. Todo...
-
Peraí! Quer dizer que o governo está "desligando" os celulares institucionais usados pela sua equipe de assessores para "evit...
-
Nos próximos dias estaremos analisando o Dossiê Acre, distribuído durante a Rio+20, por um grupo de ativistas e ambientalistas verdadeiros q...
-
Os réus do mensalão condenados pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e passiva, como o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e o ...