
Calçar uma rua, melhorar o sistema de abastecimento de água, dinamizar o sistema de esgoto, manter meio-fios e ruas limpos, fazer calçadas, manter a iluminação pública em pleno funcionamento, manter as ruas sinalizadas, tanto a sinalização aérea como a de solo, se preocupar com as faixas para pedestres e semáforos em frente às escolas, manter a segurança nos órgãos públicos, zelar pelo melhor atendimento nas repartições, manter as farmácias e postos de saúde funcionando corretamente, zelar por um bom transporte coletivo, implantar creches, organizar lazer para idosos e crianças... E muitas outras coisas, não é nenhum "favor", é obrigação do gestor público.
O gestor público que acha que pode manipular o eleitor, dizendo a ele que "fez" isso ou aquilo, está mentindo, ele apenas administrou o bem público em prol do cidadão e fez a sua obrigação como administrador, serviço para o qual está ganhando régio ordenado, mordomias e outras coisas.
Nada que o gestor público faça por sua cidade ou por seus cidadãos pode ser considerado "favor" e, ele não tem que ser recompensado com o voto na próxima eleição. Isso seria uma forma de "vender" ao eleitor, uma coisa que já é dele.
O povo não sabe a força que tem pelo voto, se soubesse, as coisas seriam muito diferentes. Ainda temos a cultura de que nossos políticos são "deuses" e, eles não são, são reles mortais como qualquer pessoa. Ainda há pessoas que se levantam e dão a cadeira para um político, quando ele entra num ambiente, acham-se "menores" que os políticos, enquanto na verdade são seus patrões, pois, lhes pagam o milionário salário que recebem.
Político não é dono de nada, é apenas administrador dos bens que pertencem ao cidadão, que através do voto lhe delega esse "favor", sim, por que é o eleitor quem faz o favor ao político, quando o coloca no poder e não o contrário.
Nestas eleições use o seu voto com inteligência, com zelo e principalmente conheça o seu candidato, avalie o que ele já fez quando administrou "os seus" (do eleitor) bens e não jogue seu voto fora.
Seu voto vale muito para os políticos, faça-o valer pra você!
Fonte: Notícia Comentada