O ciclo está se fechando!

Sem dúvida alguma o "empate" técnico entre situação e oposição na disputa pela capital acreana tem mais o gosto da derrota para o Partido dos Trabalhadores do que qualquer outra coisa. 

Qualquer candidato que se lance numa campanha numa máquina igual a da Frente Popular, já tem de cara a preferência de 30% dos eleitores. São funcionários, simpatizantes, cargos comissionados, funcionários de empresas terceirizadas e gente desinformada que ainda acredita nos ideais petistas, empresários com grandes interesses junto ao governo e prefeitura e etc. 

Isto posto, podemos concluir que tendo alcançado 48% da preferência do eleitor, a Frente Popular conseguiu crescer apenas 18% durante a campanha. Isso com políticos famosos, a máquina administrativa sendo usada desbragadamente e muito, mas, muito dinheiro à disposição e etc. (por "etecetera.", leia-se o que até a torcida do Flamengo sabe que acontece em campanha no "dia D")

Partindo apenas de uma "memória eleitoral" de eleições passadas, a oposição conseguiu alcançar um percentual de 52% da preferência do eleitor. Para o governo, na eleição passada, Tião Bocalom fez mais votos que Sebastião Viana na capital. A oposição não venceu logo no primeiro turno, por causa da cabeça dura de algumas lideranças oposicionistas, que não aceitaram fazer coligações e resolveram disputar separadamente, senão a fatura já estava liquidada. Falta de aviso não foi. 

Para o segundo turno, a perspectiva que se tem é de que a Frente Popular "não tem mais pra onde crescer", já cresceu tudo que tinha pra crescer e chegou ao final de seu patamar. Se só conseguiu crescer 18% no primeiro turno, não conseguirá crescer mais... Mesmo por que há grupos de funcionários públicos que estão só esperando uma oportunidade de "dar o troco" aos déspotas no Poder... 

Logo depois do primeiro turno, a Frente Popular cooptou diversas "lideranças" que tinham disputado o primeiro pleito junto com a oposição, na esperança de levar para lá os seus votos... Ledo engano... Quem votou no primeiro turno na oposição e agora vê seu "líder" pedindo voto para a Frente Popular, se tiver um mínimo de inteligência e vergonha na cara não mudará seu voto. Uma "liderança" que muda de lado logo no primeiro momento após uma disputa, não merece a mínima confiança. 

O segundo turno ainda está indefinido, embora a preferência deva ser pela oposição, a Frente Popular perdeu fôlego, pois, arriscou tudo pensando que poderia ganhar no primeiro turno das eleições. Já não se vê o mesmo "viço" pelas ruas. 

Uma administração democrática se faz com alternância no Poder, sem ela não há Democracia. Todo Poder é um ciclo ou um círculo, que em um dado momento se fecha. Os detentores do Poder em geral adquirem vícios que os levam a desejar a perpetuação no Poder e, é daí que surgem os "esquemas". Chega porém, uma hora que nenhum "esquema" dá mais certo e essa hora para o Partido dos Trabalhadores no Acre e no Brasil parece que chegou... 
O POVO DO ACRE QUER SEU HORÁRIO DE VOLTA!

Postagens populares