A CRISE FINANCEIRA POR QUE PASSOU O ESTADO DO ACRE NOS ÚLTIMOS MESES, COM O DINHEIRO SUMIDO DO BOLSO DOS ACREANOS PROVOCOU ESTA INADIMPLÊNCIA |
Os consumidores dos estados do Acre e do Amazonas continuam no topo do ranking dos estados que registraram os maiores índices de inadimplência com cheques em abril, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta quinta-feira (17).
O levantamento revela que, nas unidades federativas que aparecem em primeiro e segundo lugares no ranking, o índice de cheques devolvidos entre os compensados chegou a 15,78% e 14,11%, respectivamente.
Por outro lado, o Rio de Janeiro ficou na última posição da lista, sendo que, no mês passado, apenas 1,65% do total de cheques compensados no estado foi devolvido por falta de fundos.
Acima e abaixo da média
Ao todo, de acordo com a instituição, em abril, 20 estados e o Distrito Federal tiveram índice de devolução de cheques acima da média nacional, que foi de 2,05%.
Ficaram abaixo do índice nacional as seguintes localidades: São Paulo (2,04%), Paraná (1,95%), Minas Gerais (1,92%), Rio Grande do Sul (1,85%), Espírito Santo (1,69%) e Rio de Janeiro (1,65%).
Regiões
Em abril, o Nordeste foi a localidade com o maior índice de não-compensação de folhas por insuficiência de fundos: 2,04% dos cheques compensados foram devolvidos. Em seguida, aparecem o Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste.
Nota da Redação: Há muito tempo atrás, o Acre tinha fama pelo Brasil de ser lugar de passadores de cheques sem fundos. As empresas de fora do Acre relutavam em receber nossos cheques. Nos anos 90 o Acre perdeu esta fama e reconquistou a sua dignidade. Agora com a atual crise econômica (que o governo não admite), mas, ela está aí, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril/2012 o dinheiro sumiu das cidades do Acre e o comércio como um todo, passou por severas dificuldades o que resultou nesta inadimplência que ora temos a vergonha de veicular.