JORGE VIANA DEFENDE
NOVO ÍNDICE PARA SUBSTITUIR
O VELHO  "PIB" PARA MEDIR O
DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PAÍS

O senador Jorge Viana (PT-AC) voltou a defender em discurso, nesta segunda-feira (14), a substituição do conceito do Produto Interno Bruto (PIB) por outro que leve em conta não só o indicador econômico, mas também o social e o socioambiental.

- O PIB, que foi criado em 1930, é algo do passado. Não tem nenhum sentido no mundo de hoje levar em conta exclusivamente se o país é rico ou pobre. Precisamos de um conceito que possa mensurar melhor o desenvolvimento, se estamos tento melhora na vida das pessoas – propôs o senador.

Jorge Viana afirmou estar “na batalha” para que se obtenha um sucessor para o PIB, especialmente como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá do dia 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.

- Se incorporarmos no indicador o econômico, o social, e o ambiental, acho que teremos dado um passo importante.

Brasil Carinhoso

O senador aproveitou para falar sobre o lançamento nesta segunda-feira (14) do programa Brasil Carinhoso, voltado às dois milhões de famílias que vivem na extrema pobreza por meio da ampliação do programa Bolsa Família para crianças de zero a seis anos. O programa vai garantir uma renda mensal de R$ 70 por pessoa da família, além da distribuição de vitamina ‘A’ durante as campanhas nacionais de vacinação e do suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde.

O valor será pago no cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício. Além de aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. No lançamento da ação, será assinado acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. Até o final de 2014, a meta é de seis mil novas creches.

O senador destacou que na cidade de Rio Branco, capital do Acre, existem 10 creches mantidas pela prefeitura e, com a ação do governo federal, serão criadas mais 10, o dobro do que existe atualmente.

Agência Senado


Nota da Redação: Jorge Viana pretende que o indicador econômico, o social e o socioambiental, sejam unificados para "medir a sociedade", substituindo o velho PIB, que data dos anos 30. Um índice que o Teológo Leonardo Boff deu o pitoresco nome de "Índice do Bem Viver" é a sugestão do senador. Os petistas do Acre sabem bem o que é isso... De bem viver... Vivem como nababos nos braços do poder. 
Programa Brasil Carinhoso... Não seria melhor Brasil Eleitoreiro? Quando qualquer país do mundo tenta acabar com o assistencialismo, o Brasil é o campeão mundial desse esquema de aliciamento de votos. E querem nos fazer acreditar que estamos nos desenvolvendo!
O POVO DO ACRE QUER SEU HORÁRIO DE VOLTA!

Postagens populares