NÚMERO DE DENÚNCIAS DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRIPLICOU MUITO, SE VOCÊ CONHECE ALGUM CASO, DENUNCIE DISQUE 100 24 HORAS POR DIA |
No ano de 2012, o número de denúncias já atingiu a metade do que foi denunciado no ano de 2011, 34.142 atendimentos, isso só nos primeiros quatro meses do ano.
Os estados que menos registraram ligações em 2011 foram Roraima, com 95 relatos (0,1%), Amapá, com 178 denúncias (0,2%), Acre, com 352 denúncias (0,4%), Tocantins, que registrou 435 relatos (0,5%) e Sergipe, com 829 denúncias (1%). O Acre ser o Estado que tem o menor número de denúncias não quer dizer que a violência contra crianças e adolescentes seja pouca ou tenha diminuído, quer dizer que "é menos denunciado".
A maioria dos casos contra crianças e adolescentes é de abandono, pais irresponsáveis que deixam seus filhos desamparados, sozinhos em casa para sair para festas por exemplo. As crianças em geral são levadas para abrigos, onde passam a conviver com outras crianças também problemáticas o que pode ser uma faca de dois gumes, pois, ao mesmo tempo que acolhe, também pode "transmitir" vícios e costumes.
Se você sabe de algum caso de violência ou abuso contra crianças e adolescentes, denuncie... O Disque 100 é um serviço destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente as que atingem grupos sociais vulneráveis. O número funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A ligação é gratuita e atende ligações de todo o território nacional.