“Homens são as maiores vítimas de doenças do coração, câncer, colesterol alto, diabetes, pressão alta e obesidade porque evitam serviços de saúde e são mais descuidados do que as mulheres. Eles não seguem os tratamentos, têm medo de descobrir as doenças e acham que nunca vão adoecer”, alerta o urologista Mauro Trindade, coordenador do programa no Acre, que tem a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia.Em Sena Madureira as consultas com três médicos de diferentes especialidades serão realizadas no Centro de Saúde Maria das Dores, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 16 horas. Em Manuel Urbano, a equipe atenderá no sábado, 12, das 8h30 ao meio-dia, na Escola Nahzira.
O Programa Saúde do Homem foi lançado no Estado em 2011. Em oito municípios o programa foi implantado ou está em fase de implantação: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Feijó, Tarauacá e Xapuri. A equipe do programa é composta pelos médicos urologistas Mauro Trindade e Fernando de Assis, o geriatra Warley Guerra e a técnica Maria do Carmo. Para Sena Madureira e Manuel Urbano, integrará a equipe o ortopedista César Pan. “Nossa intenção é oferecer o máximo de especialidades diferentes possíveis”, explica a técnica em prevenção do programa.
Os profissionais em saúde dos municípios recebem capacitação da equipe para dar continuidade às ações. Em Sena Madureira, as palestras têm parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e serão ministradas no Centro Cultural de Sena Madureira para profissionais dos dois municípios na sexta-feira, a partir das 16h30.
Nota da Redação: Em geral o homem é mais descuidado com a saúde do que a mulher, ainda tem muito preconceito por exemplo, com o Exame de Próstata, que é extremamente necessário depois dos 50 anos. Esta é uma boa iniciativa, visto que incentiva os homens a se cuidarem para poder viver mais.