Molina, do partido Podemos e um dos líderes da oposição boliviana, alega estar sendo alvo de perseguição pelas forças do Governo Evo Morales. Sérgio Petecão, por sua vez, solicitou uma firme posição brasileira em torno de denúncias de prisão e até mortes na Bolívia de congressistas, governadores, índios da fronteira e até brasileiros radicados no país andino.
”É preciso uma tomada de posição do Governo brasileiro contra denúncias sérias de violação dos direitos humanos”, disse Sérgio Petecão.
Ainda na semana, o Senador Sérgio Petecão recebeu a visita do deputado Adrian Alcazar e da senadora Jeanine Chavez, da Convergência Nacional Boliviana. Os parlamentares reforçaram as denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia e disseram que o Governo Evo Morales tenta implantar uma ditadura contra toda oposição ao Governo Central.
Sérgio Petecão levou os parlamentares a audiências com o presidente do Senado Federal, Senador José Sarney(PMDB/AP); do presidente da Comissão de Relações Exteriores, Senador Fernando Collor(PTB/AL; do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Senador Paulo Paim(PT/RS) e, da presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Deputada Federal Perpétua Almeida(PC do B/AC).
Na ocasião, o senador elaborou ainda um requerimento solicitando um posicionamento e providências das comissões de Relações Exteriores e de Direitos Humanos do Senado Federal em relação às denúncias apresentadas.
O objetivo é levar as denúncias à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos(OEA).
Sérgio Petecão ainda ressaltou o esforço do embaixador brasileiro em La Paz, Marcel Beato, de buscar uma solução para as denúncias de perseguição e prisões sem mandato de membros da oposição boliviana.
”Agora cabe ao Itamaraty e ao Governo Federal uma resposta segura contra tanta denúncia do desrespeito os direitos humanos na Bolívia”. Disse.
Fonte: Assessoria