Estado do Acre... Um senhor de 50 anos!


O Acre já teve a sua revolução, que o tornou "brasileiro". O gaúcho Plácido de Castro veio aventurar-se em terras da Amazônia e chegando aqui, encontrou a região em ebulição por causa de disputas com os Bolivianos e por tabela os americanos (Bolivian Sindicate). Depois de vencer a batalha e tornar o Acre brasileiro, o herói acreano foi covardemente assassinado por seus desafetos numa emboscada quando se dirigia para suas terras. Hoje o Acre vive uma nova fase, digamos em sua vida. Megalômanos de plantão querem fazer do Acre uma coisa que ele não tem condições de ser economicamente e para isso, estão endividando o Estado muito além de sua capacidade de pagamentos. Qual o futuro do nosso Acre? Quem é que sabe? Temos que torcer para que tudo dê certo...Mas, a era dos megalomaníacos está para terminar e em breve uma "nova ordem democrática" começará por aqui.


Governo lança selo comemorativo dos 50 anos do Acre


O ano de 2012 será um momento histórico para o Acre. São as comemorações dos 50 anos de Estado, marcados pela transformação do Território do Acre para Estado, em 15 de junho de 1962. Para o cinquentenário, uma extensa programação foi montada pelo governo do Estado do Acre.

Segundo a Chefe da Casa Civil, Márcia Regina, “será um mês de programação, mas teremos um ano de comemorações dos 50 anos de Estado”. O governo do Estado se esforçou para organizar uma série de eventos que aliem a trajetória do que foi o movimento autonomista até o caminho percorrido para o desenvolvimento do Estado até hoje.

Na sexta-feira, 15, às 11 horas, no Memorial dos Autonomistas, acontece o lançamento de um selo especial dos Correios representando o cinquentenário.

Entre os destaques das comemorações do Acre 50 Anos também estão as atividades que se concentram no dia 15, data oficial da criação do Acre Estado. Além de solenidade da troca de bandeira, começa a exposição “50 Anos de Autonomia”, no Palácio de Rio Branco, também acontece a solenidade de diplomação de importantes personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Acre e, fechando o dia, o show com o cantor Jorge Aragão no estacionamento do Estádio Arena da Floresta.

No dia 17, acontece um jogo especial entre a seleção brasileira de futsal contra a seleção da Guatemala no Ginásio do Sesi. No mesmo dia, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação que promete ser inesquecível no céu da capital acreana. Para encerrar as comemorações oficiais, acontece a solenidade de condecoração da Ordem da Estrela do Acre.

O Sistema Público de Comunicação também prepara uma grande programação especial para o Acre 50 Anos. Uma série de reportagens especiais com a trajetória dos 50 anos de estado será veiculada na Agência de Notícias do Acre. A TV Aldeia, Rádio Aldeia e Rádio Difusora também preparam reportagens especiais e coberturas exclusivas dos eventos do cinquentenário.

Acre Estado

Após a Revolução Acreana em 24 de janeiro de 1903, o Acre foi transformado em Território do Acre e dividido em três departamentos, uma condição nova dentro do país, que desagradou a quase todos que esperavam que o Estado fosse criado de imediato. Só depois de muita luta e com a intervenção política do militar e ex-governador indicado do Acre Território, José Guiomard dos Santos, o Acre conquistou a autonomia e se tornou Estado em 15 de junho de 1962.


O POVO DO ACRE QUER SEU HORÁRIO DE VOLTA!

Postagens populares