10% do PIB na Educação já!

No Brasil se espera pouco da Educação, tanto é que o percentual aplicado diretamente pelo governo é de apenas 5,1% do PIB. Nunca poderemos alcançar um bom patamar de desenvolvimento enquanto não conseguirmos elevar nosso grau de escolaridade. Existem milhões de brasileiros que não sabem diferenciar um "0" de um "O". Mas, esta não parece ser a principal preocupação de nossos governantes, o povo serve apenas como massa de manobra política e quanto menos souber melhor. Os "incentivos" à educação são apenas coisas de planilhas para serem apresentados à organismos internacionais, não refletem a realidade da Educação brasileira.

Nos últimos tempos o governo tem se preocupado muito com o ensino superior, cujas faculdades particulares, com ensino de péssima qualidade, se multiplicaram nos últimos tempos, são apenas colocadores de canudos nas ruas, médicos são receitadores de Dipirona, dos advogados pouco são aprovados na OAB, isso sem contar que administradores de empresas costumam "dar curso de secretariado" em cursinhos preparatórios.

A preocupação com o ensino fundamental, onde a criança aprende o básico que levará pela vida toda é precário em nosso país. Nossos jovens chegam ao ensino médio sem saber quase nada, à não ser aqueles que são auto didatas e procuram obter conhecimento por si próprios. Pergunte-se a um aluno de ensino médio, quem foi o primeiro presidente eleito pelo voto depois da ditadura e, entre dez, apenas um ou dois saberão que foi Tancredo Neves. Já a musica mais tocada de Michel Teló, os dez saberão que é "Ai se eu te pego". Daí dá pra se calcular o nível do estudo em nosso país.

Os deputados estão preocupados com a aplicação dos fundos na Educação, entre eles o Deputado Federal Gladson Cameli (PP/AC) e estariam exigindo a aplicação de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto na Educação. Em muitos lugares a infra estrutura de ensino é precária, como na Amazônia por exemplo, o salário dos professores, do Oiapoque ao Chuí, é uma vergonha nacional. Um copeiro do Judiciário ganha a bagatela de quase 9 mil reais, enquanto um professor não chega a 2 mil. É preciso mesmo que haja alguma mudança nos critérios da Educação, sob pena de termos no futuro uma geração de ignorantes alienados.
O POVO DO ACRE QUER SEU HORÁRIO DE VOLTA!

Postagens populares