PRESIDIO GERA EMPREGO E RENDA!















Excelente reportagem do Jornalista Ray Melo, no AC24horas sobre as "regalias" dos presidiários no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde. O assunto não é novo, já foi discutido, já foi investigado e nunca nenhuma solução foi dada para o caso. A realidade? Ninguém gosta de mexer com essas coisas. Ninguém tem interesse, por que como diz o ditado quanto mais mexe, mais fede. 


Em primeiro lugar seria necessário mexer na Constituição e no Código de Processo Civil. Presidiário transa mais do que o cidadão comum, que está em sua casa! Isso é no mínimo um absurdo da Lei. Já que o cidadão está recluso por ter cometido algum crime, deveria ser privado de "qualquer" liberdade. As mulheres de vida fácil, deitam e rolam se fingindo passar por companheiras, esposas e amigas de presos. Se o preso tivesse só autorização para se encontrar com pai, mãe e esposa com certidão de casamento, isso diminuiria e muito. 


A corrupção dentro dos presídios, não é só aqui, em qualquer lugar do Oiapoque ao Chuí, gera "emprego e renda", disso todo mundo sabe. As autoridades fazem de conta que se preocupam, fazem de conta que fazem alguma coisa, mas, o problema nunca se resolve. 


Admiro quando autoridades falam a palavra "reeducando"! Não há reeducação nenhuma em nenhum presídio. A maioria das pessoas sai de lá pior do que quando entrou. Já dissemos e tornamos a dizer, a mistura dos presos é que torna uma casa de detenção uma verdadeira Escola do Crime. Se os presos fossem alocados por categoria de crime cometido dentro dos presídios, poderia até ter alguma mudança. Quem roubou galinha está junto com quem é um chefão do tráfico. Um assassino fica junto com um pastor que saiu da linha e abusou de uma adolescente... Essa mistura é o que piora tudo. 


Uma penitenciária é uma verdadeira indústria, do crime, da corrupção e uma escola que forma novos malandros pra colocar nas ruas. Não existe disciplina, o presidiário não tem obrigação de nada, não precisa fazer nada e não obedece a nada. Agentes penitenciários não tem quem os fiscalize o que facilita a corrupção. Não há outra maneira de "coisas" chegarem dentro dos presídios a não ser com a conivência de quem "deveria" fazer a segurança da casa. 


Temos é que "educar", pra não precisar "reeducar". A Educação é a base e a solução para todos os problemas sociais. Enquanto os governos não encamparem esta idéia as coisas só irão de mal à pior.
O POVO DO ACRE QUER SEU HORÁRIO DE VOLTA!

Postagens populares