Neste caso Marcos Afonso é mais vítima do que propriamente um candidato a prefeito. E tudo isso só revela quem de fato é Jorge Viana, o mais maquiavélico, em causa própria, de todos os políticos que já surgiram na história recente deste estado. Logo ele, tão moço, tão jovem, que se dizia tão puro politicamente.
Quem não conhece Jorge Viana, acompanhando seu pai, pedindo votos para Paulo Maluf no Colégio Eleitoral, em 85. Conheço Jorge Viana da administração do PMDB, que via em Flaviano Melo, então governador, o seu ídolo e o símbolo a ser seguido. Conheço o prefeito também da companhia de Chico Mendes, quando o sindicalista passou a representar alguma alternativa de poder.
Isso mostra que Jorge Viana não é diferente dos demais políticos. É sobretudo um cidadão que não sabe viver fora do poder. Tem uma verdadeira compulsão por cargos. Como agora é concreta a ameaça de pelo menos desta vez ele e sua família ficarem de fora do poder, querem nos empurrar goela abaixo um candidato que, sinceramente, nunca administrou um carinho de pipoca.
E aí está a chave do segredo. Se Marcos Afonso ganha a eleição, como nunca administrou absolutamente nada, o prefeito continua sendo ele, Jorge Viana. Um esperto, muito esperto, esse Jorge Viana."
Por Tião Maia... Jornalista e assessor do Governador Tião Viana